Orçamento

WhatsApp

SOLICITE ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo
para solicitar atendimento

Transporte de Cargas Perigosas: Tudo que é preciso saber e que o caminhoneiro deve ficar atento!

  • Transporte de Cargas Perigosas: Tudo que é preciso saber e que o caminhoneiro deve ficar atento!

    Transporte de Cargas Perigosas: Tudo que é preciso saber e que o caminhoneiro deve ficar atento!

    Antever acidentes é praticamente impossível. Todavia, se prevenir deve se tornar um hábito na vida de todo caminhoneiro, garantindo a sua segurança, da carga que transporta e do trânsito como um todo. Contudo, o profissional responsável pelo transporte de cargas perigosas, deve ter uma atenção a mais, afinal, é necessário estar em dia com as regulamentações e garantir que as prevenções específicas sejam cumpridas.

    Apesar do transporte de cargas perigosas ser um desafio, quando todas as regulamentações são seguidas e as prevenções necessárias são colocadas em prática, o transporte de cargas perigosas pode ser realizado sem causar transtornos ou riscos para o motorista, bem como, cuidará do meio ambiente e dos outros motoristas que trafegam juntamente na estrada.

    Logo, é imprescindível a compreensão dos fatores e peculiaridades do transporte de cargas perigosas de modo a garantir a segurança de todos. Deseja saber mais? Preparamos este post especialmente para tirar todas suas dúvidas e deixar você informado sobre o transporte de cargas perigosas.

    A seguir listamos os tópicos que serão abordados:

    1. O que são cargas perigosas?
    2. Quais são os fatores mais importantes no transporte de cargas perigosas?
    3. Como é a regulamentação do transporte de cargas perigosas?
    4. Dicas para os motoristas no transporte de cargas perigosas.
    5. Onde posso contratar transportadora de cargas perigosas?

    Preparado? Vamos lá!

    1. O que são cargas perigosas?

    As cargas perigosas são assim classificadas devido ao seu alto risco de ocasionar danos em diversas esferas, podendo ser prejudicial para o motorista, para os demais condutores da estrada, para o meio ambiente e para a saúde de todas as pessoas que possam ser afetadas caso ocorra um acidente.
    A seguir, vamos listar alguns das cargas que são consideradas perigosas e que requerem maior atenção no seu transporte:
    ● Líquidos inflamáveis;
    ● Explosivos;
    ● Gases;
    ● Substâncias oxidantes;
    ● Substâncias tóxicas;
    ● Substâncias infectantes;
    ● Substâncias radioativas;
    ● Substâncias corrosivas.

    Logo, as cargas listadas acima merecem atenção no seu transporte e manuseio, visto que podem ser altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Desse modo, é aconselhável o cumprimento de todas as normas e regulamentações vigentes, evitando que ocasiões negativas possam vir a ocorrer e garantindo que as cargas possam ser transportadas de maneira segura.

    2. Quais são os fatores mais importantes no transporte de cargas perigosas?

    Como comentado anteriormente, o transporte e o manuseio de cargas perigosas carecem de uma maior atenção e cautela. Além disso, há diversos fatores que devem ser levados em consideração antes, durante e depois do transporte, como por exemplo as regulamentações específicas.
    Confira a seguir os principais fatores que devem ser levados em consideração no transporte de cargas perigosas:

    ● Embalagem

    Antes de realizar o transporte, é imprescindível ter o conhecimento do seu produto e da embalagem adequada para ele. As embalagens devem seguir as regulamentações vigentes, cumprindo requisitos como:
    - Identificação clara das características do produto, de modo a inserir marcações e símbolos em relação aos riscos;
    - Identificação de volume e peso do produto, evitando que o seu manuseio seja incorreto;
    - Confecção deve garantir a resistência e a integridade do produto, de modo a suportar os diversos fatores externos.

    ● Logística

    Outro importante fator que deve ser levado em consideração é as rotas e caminhos que o motorista deverá percorrer. Visto que, segundo a Resolução 3665 de 2011, há restrições de circulação de caminhões com cargas perigosas em locais com grande densidade populacional, perto de reservatórios de água ou regiões que são protegidas por Leis Ambientais, como reservas florestais e ecológicas.

    Além disso, é preciso ter o conhecimento das legislações locais e regionais por onde o caminhão poderá trafegar, visto que também pode haver legislação que restrinja a circulação de cargas perigosas em determinados locais ou ruas, delimitando as áreas para cargas e descargas.

    ● Caminhão

    No transporte de cargas perigosas, é necessário um cuidado redobrado ao veículo que será utilizado, no caso, o caminhão. Para um transporte seguro, é necessário que sejam realizadas revisões e manutenções periódicas no caminhão. Seguindo, é preciso ter em mente que o caminhão deverá ser compatível ao transporte do produto em específico, de modo a atender todas as exigências e requisitos.

    Para finalizar, todos os caminhões de transporte devem atender às regulamentações específicas de cada produto, identificando a sua etiqueta com os riscos relacionados ao produto e sobre qual produto está transportando, como por exemplo, a classificação do produto.


    3. Como é a regulamentação do transporte de cargas perigosas?

    Somado aos fatores que devem ser considerados no transporte de cargas perigosas, é necessário que a transportadora garanta que as regulamentações de transporte terrestre sejam cumpridas. Como é de se esperar, o transporte de cargas perigosas exige um alto grau de exigências da transportadora e do motorista, assegurando que o transporte possa ser realizado sem riscos e inconveniências.

    Logo, é necessário estar atento às seguintes documentações:
    ● Declaração de carga emitida pelo expedidor, onde deverá constar a descrição completa do produto;
    ● Guia impresso de quais os procedimentos de segurança devem ser realizados no caso de acidentes;
    ● Certificação no Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP).
    ● Documento de inspeção técnica veicular;
    ● Manifesto de transporte;
    ● Licença de transporte;
    ● Documento comprobatório do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras — CTF-APP;
    ● Documento comprobatório emitido pela ANTT.

    4. Dicas para os motoristas no transporte de cargas perigosas.

    Para tornar o trânsito um lugar melhor e seguro, é preciso que todos os condutores de veículos façam a sua parte. Nesse sentido, especialmente para os motoristas de transporte de cargas perigosas, é imprescindível a cautela ao dirigir. Isso refere-se a evitar manobras arriscadas, dirigir mesmo sentindo-se cansado ou ingerir substâncias que podem interferir negativamente no corpo. É preciso ter em mente que os transportes de cargas perigosas exigem mais responsabilidades e cuidados na estrada, visto que os danos de um acidente podem ser extremamente sérios e prejudiciais à saúde. Além disso, o motorista deve ser responsável pelo seu caminhão, de modo a garantir que as revisões e manutenções estejam em dia para que o caminhão esteja em perfeitas condições de circulação.

    5. Onde posso contratar transportadora de cargas perigosas?

    Buscando transportadora de cargas perigosas? Entre em contato com a Transportadora Henrique Stefani. Somos especialistas em transporte de cargas perigosas a granel em grandes volumes, com uma frota moderna e diversificada. Além disso, garantimos 100% do rastreamento da frota, através dos nossos dispositivos de segurança e tecnologia de ponta.

    Concluindo…

    Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Transportadora Henrique Stefani, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre transporte de cargas perigosas.

    Fique por dentro das nossas últimas postagens!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.